Você Tem Alvos Na Vida?

Mensagem Ministrada em 11/08/10, 4ª Feira, pelo Pr. João José

Fp. 3:13b e 14


"...mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."


É tempo de reflexão. A vida não é algo sem sentido. Há sempre um sentido na vida para o qual muitas vezes não atentamos. Sugiro-lhe que Você pergunte a si mesmo: "O que foi a minha vida até aqui? Lutas, dificuldades, preocupações, dúvidas, ansiedades, decepções, alegrias, vitórias?!".

Dificuldades em todas as áreas, quem sabe?! Na infância, na juventude, na vida adulta, na família, no trabalho, nas finanças etc. Se houve fracassos, eles o deixaram prostrado ou fizeram com que Você se apegasse mais com Deus? Se ouve vitórias, Deus participou delas? Houve gratidão por elas?

A vida SEM ALVOS definidos é apática. Por isso, muitos se perguntam: "De que adianta viver?". No texto acima, Paulo nos ensina LIÇÕES de atitudes que nós devemos ter também.


1a. LIÇÃO - ESQUECER-SE DAS COISAS QUE FICARAM PARA TRÁS (v.13b)

Esta posição exige coragem, dinamismo e ação positiva diante dos problemas da vida. Deus encorajou a Josué, sucessor de Moisés, a que não desistisse de conduzir o povo dEle para a Terra Prometida. "Esforça-te e tem bom ânimo!...". (Js. 1:6).

O cativeiro babilônico não alterou em nada a fé e a esperança dos três jovens hebreus companheiros de Daniel feitos prisioneiros de guerra: "Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, Ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste." (Dn. 3:17 e 18)


2a. LIÇÃO - AVANÇAR SOBRE AS COISAS QUE ESTÃO DIANTE DE VOCÊ E PROSSEGUIR PARA O ALVO! (V.13b e 14)

Quando Cristo é o Alvo da nossa vida, a vida se torna mais saborosa, mais compensadora de ser vivida, vitoriosa mesmo! Minha carreira profissional continua sendo meio de vida e não fim (finalidade) em si mesma. Meu ALVO é e continua sendo servir ao meu Salvador Jesus, meu Senhor.

A comunhão do Corpo de Cristo proporciona ajuda mútua. O profeta Isaías nos exorta: "Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: Esforça-te!" (41:6). Nessa comunhão no Corpo de Cristo, a Igreja, saiba que é importante uma palavra de incentivo de um para o outro irmão, uma palavra amiga, sincera. É importante o cumprimento (saudação) com um sorriso, um toque de mão, um abraço, um ósculo santo! Mas santo mesmo! É importante também a intercessão de um pelo outro por algum problema que esteja atravessando.

Estas atitudes fazem parte do AVANÇAR SOBRE AS COISAS QUE ESTÃO DIANTE DE NÓS e PROSSEGUIR a vida cristã, a carreira da fé. Este "prosseguir" na fé pode ser através de uma atitude PASSIVA, como foi o caso da cura do coxo postado à Porta Formosa do templo em Jerusalém. Ele pediu uma esmola, Pedro e João ministraram a cura em Nome de Jesus! Aleluia! Pediu uma coisa que ele fazia havia 40 anos, e recebeu a que ele mais precisava: sua cura! E pode ser também através de uma atitude ATIVA, como foi o caso da mulher que sofria de hemorragia havia doze anos. Você, irmã, já pensou numa menstruação que durasse 12 anos? A mulher já tinha gastado tudo que possuía com médicos, mas sem solução. Ao ouvir falar de Jesus, agiu por fé com uma atitude positiva: Se eu apenas tocar a orla de suas vestes, tenho a certeza de que serei curada! E assim ela o fez. Na primeira (e talvez única) oportunidade, ao passar Jesus por sua cidade, infiltrou-se no meio da multidão e, com todo esforço, tocou as vestes de Jesus. "Quem me tocou?", disse Jesus. "Senti que de mim saiu Poder!". Quem? quem? A mulher se apresentou e, humildemente, confessou. Jesus a abençoou e a despediu dizendo: "Vai em paz, filha, a tua fé te salvou!". Glória a Deus!


3a. LIÇÃO - PROSSIGA PARA O ALVO, EM BUSCA DO PRÊMIO (v.14)

O texto literalmente nos ensina que devemos desejar o prêmio, o galardão. Galardão é prêmio, não é salvação! Jesus é Quem atribuirá e distribuirá galardões: "Eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras."

Os Jogos Olímpicos não são de hoje, deste século. São desde a Grécia antiga, e também dos tempos neo-testamentários. Paulo compara a vida cristã à carreira do atleta nos Jogos Olímpicos: "Não sabeis que os que correm no Estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis... Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado." (I Co. 9: 24 a 27).

Além de corrermos atrás do prêmio (galardão), devemos fazer tudo como diretamente para o Senhor e não para nós mesmos para receber a recompensa: "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo." (Cl. 3:23 e 24).

CONCLUINDO:

Queridos irmãos, será que um dia Você e eu poderemos dizer, como Paulo o disse: "Combati o bom combate, terminei a carreira e guardei a fé. Já agora a coroa da Justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto Juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a Sua vinda." Vida que tem alvos pode chegar a esse ponto de satisfação Que bênção! Como está o seu ânimo perante a vida? Como estão seus alvos de vida? Não recue, não volte atrás remoendo um passado que já se foi. Esqueça o passado, principalmente se ele foi de trevas, de lutas. Levante a cabeça, erga seus olhos, olhe para Jesus e prossiga para o Alvo, Cristo!

Que Deus o abençoe poderosamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário