Trigo: Fonte de Vida

Mensagem Ministrada pelo Pr. João José em 04/08/10, 4ª Feira às 19:30 hrs.

Texto: MATEUS 13.30: “Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro..”



INTRODUÇÃO:

A vida cristã induz a muitas perguntas intrigantes:

1) O “trigo” passa por algum processo para ser purificado?

2) Se o cristão já sabe que o joio não presta, porque muitos deixam passar a oportunidade de ser trigo?

3) O que pode justificar uma pessoa de ser joio, mesmo conhecendo um Cristo tão poderoso e fiel?

4) É possível um “joio” ser transformado em “trigo”?

5) É possível um “trigo” se transformar em “joio”?

6) Afinal: nossas atitudes e comportamento podem influir no desfecho da nossa caminhada para o céu?


Passamos a vida inteira preocupados com o Joio e nem percebemos que a palha do trigo, mesmo sendo gerada do trigo, terá o mesmo destino do joio. Enquanto estamos na terra, não podemos esquecer que Jesus nos compara ao trigo. Não podemos permitir que as circunstâncias da vida nos levem para longe do trigal. Alguma luz para a resposta pode ser encontradas nos textos abaixo:

ATOS 7.12 – “Mas tendo ouvido Jacó que no Egito havia trigo, enviou ali nossos pais, a primeira vez”.

• O PREÇO DE IR AO EGITO BUSCAR O TRIGO FOI 400 ANOS DE ESCRAVIDÃO, MAIS 40 ANOS DE DESERTO. LUGAR DE TRIGO NÃO É NO EGITO. LUGAR DE TRIGO É NA TERRA DE DEUS.

• DEUS PLANTA SEU TRIGAL EM TERRA APROPRIADA, NÃO É O TRIGO QUE ESCOLHE A TERRA, MAS O LAVRADOR;

• VEJA O TEXTO DE RUTE 1.1-5 – “E SUCEDEU que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos; E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali. E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos, Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos. E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.” PARA ESTES, O PREÇO DA MUDANÇA FOI MORTE E DOR. MAS GLORIFICO A DEUS QUE RESGUARDOU NOEMI E SUA NORA.

MATEUS 3.12 – “Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.”

• JESUS VEM COM A FERRAMENTE APROPRIADA PARA RECOLHER O TRIGO, PURIFICÁ-LO E LEVAR AO SEU CELEIRO.

• O PROCESSO DE PURIFICAÇÃO JÁ COMEÇOU. SEM SANTIFICAÇÃO, NINGUÉM (ninguém mesmo). NINGUÉM VERÁ A DEUS.

• SE DEUS É PODEROSO PARA CRIAR TODAS AS COISAS, TAMBÉM É PODEROSO PARA TRANSFORMAR A SEU CRITÉRIO. ELE PODE TRANSFORMAR O PECADOR EM UM HOMEM DIGNO E HONRADO. ELE PODE CAPACITAR O INCAPAZ, ELE PODE LEVANTAR O ABATIDO, ELE PODE CURAR O ENFERMO, ELE PODE TRAZER A EXISTÊNCIA AQUILO QUE NÃO EXISTE, ELE PODE CRIAR PORTA AONDE NÃO EXISTE PORTA, ELE PODE TUDO! Aleluia!

LUCAS 22.31 – “Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;”

• JESUS SABE QUE O MAIOR DESEJO DE SATANÁS É CIRANDAR COM O SEU TRIGO, MAS ELE JAMAIS PERMITIRÁ QUE SEU TRIGO SEJA ABALADO. VEJA NO TEXTO QUE PEDRO AINDA NEM ESTAVA CONVERTIDO. ISSO MOSTRA COMO É O CUIDADO DE JESUS PARA CONOSCO: “QUANDO TE CONVERTERES ...”;

• PEDRO ERA TRIGO, MAS SUA INSTABILIDADE NÃO O DEIXAVA SE FIRMAR.

• SÓ O SENHOR PODE SEPARAR O JOIO DO TRIGO.

• O “TRIGO” PRECISA CONFIAR EM JESUS.

• O JOIO PODE ANDAR PRA UM LADO OU POR OUTRO, MAS O TRIGO ESPERA O DIA DA COLHEITA.

• O PERIGO É QUANDO O TRIGO “RESOLVE” DAR UMA DE JOIO E DEPOIS FICA ENFRAQUECIDO, SEM SOLO PARA ESTENDER SUAS RAÍZES.

JOÃO 12.24 – “Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto”.

• NÃO BASTA SER UM GRÃO DE TRIGO, MAS É PRECISO RECONHECER O SENHORIO DE JESUS, ELE Á A PRIMÍCIA DAS SEMENTES. SE ELE NÃO TIVESSE MORRIDO, PARA NADA SERIA ÚTIL, MAS SUA MORTE NOS DEU ACESSO AO TRIGAL. É POR ISSO QUE JESUS É O PÃO DA VIDA.

CONCLUSÃO

1) Trigo não pode virar joio, mas pode virar palha. Ezequiel 33.13 nos avisa. Ninguém se engane: a palha será lançada no fogo junto com o joio.

2) Mas joio pode ser transformado em trigo. É aí que vemos que as atitudes podem fazer a diferença: EZEQUIEL 33.14 dá a promessa. E FILIPENSES 1.6 completa a promessa. Daí em diante é com cada um e Deus: Se você crê que Deus pode perdoar, e te aceitar para semente do seu trigal, confie em PROVÉRBIOS 28.13 e entregue-se agora mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário