“Tenho, porém, contra a ti que deixaste o primeiro amor”.
Quando o Senhor Jesus revelou ao apóstolo João de escrever as sete cartas para as sete igrejas, iniciando o livro do Apocalipse, Jesus estava revelando as virtudes e os defeitos delas. E a primeira carta foi para a igreja de Éfeso que ele mesmo tinha pastoreado por alguns anos e com certeza o seu coração levou um susto. Há tempos estava preso na Ilha de Patmos e sem nenhuma informação das igrejas e dos demais irmãos.
A sua amada igreja de Éfeso não era mais a mesma, com certeza tinha se envolvido em alguma coisa errada e abandonou o primeiro amor. Ela não perdeu o amor, ela simplesmente deixou de praticá-lo e foi censurada pelo Senhor e exortada a voltar a praticar as primeiras boas obras. Nós não podemos deixar de trabalhar porque este é o nosso tempo, mas devemos fazer o que é certo.
Todos sabemos que o amor é a maior de todas as virtudes. A igreja que agrada a Deus cumprindo a tarefa a ela designada é a Igreja que produz e pratica o fruto do Espírito Santo, que é o amor manifestado em nove propósitos maravilhosos.
1 – A chama de Deus no coração de Moisés não se apagou. Vamos um pouco à vida de Moisés, o grande homem de Deus. Ele tinha um desejo muito forte em seu coração de salvar o seu povo da escravidão do Egito, mas faltava-lhe a marca de Deus e este desejo não controlado o levou a pecar.
Muitos estão com uma vida no deserto, e deixam de buscar a Deus atraído por falsas miragens, e tornam a sua vida interior também no deserto, e a chama do primeiro amor se apaga.
Também o rei Davi passou por muitos desertos na sua vida, em uma verdadeira sequidão, mas ele sempre clamava:
(Salmos 42.2) “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei antes a face de Deus?”.
(Atos 13.22) “Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade”. 2 - A chama de Deus pela sua criatura nunca se apaga. Deus tem um grande amor pela sua criatura, uma chama que nunca se apaga: Ele quer restaurar o homem que Ele criou à sua própria imagem e semelhança. Por isto Ele enviou profetas, que em muitos casos, foram mortos ou rejeitados.
Depois enviou seu próprio filho Jesus, que também foi rejeitado e morto. Mas ressuscitou e tomou o seu lugar ao lado do Pai nas regiões celestiais. Deus enviou o Espírito Santo para estar para sempre conosco.
O coração de Deus continua batendo buscando almas perdidas: João 3.16. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que crer nele tenha a vida eterna”. É um encontro glorioso entre nós e a chama ardente do coração de Deus.
3 – Agora é para você: O que tens na mão? Moisés só tinha uma vara, um pedaço de pau que usava para se apoiar, defender, conduzir, bater nas ovelhas rebeldes... mas a chama viva a transforma em um instrumento de poder de Deus.
Davi tinha somente uma funda e cinco pedrinhas, mas a funda e as pedrinhas foram transformadas em foguetes... contra o valente Golias.
O que você tem na mão? Qual é o talento que Deus te deu? É pregar a Palavra, é evangelizar, é cantar, tocar, servir? Qual é o teu talento? Use-o para glorificar a Deus.
Conclusão. A glória de Deus te tocará e você será uma chama viva permanente e onde você passará deixará o perfume de Deus e a glória de Deus há de se manifestar.
Praticando as obras do amor Ágape, amor divino, puro, verdadeiro, que liberta, recebe, perdoa, edifica e abençoa, a igreja cresce, amadurece, tornando-se fortalecida para realizar a obra de Deus, exaltando a pessoa bendita do Senhor Jesus. | |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário