Como Viver Acima da Média

Mensagem ministrada pelo pr. João José em 27/06/10 Domingo às 18:30 hs.

1 Crônicas 4.9-10

Introdução
Todas as pessoas gostam de ser reconhecidas. Não somente você quer reconhecimento, como você precisa de reconhecimento. As crianças demonstram isso naturalmente, revelando esta tendência que existe em nós.
Ilustr.: Menino não queria ser "cordeirinho" da mamãe, mas o "tigrezinho".

I Cr 4:9,10 "...Foi Jabes mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabes, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Oxalá me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido..."

No contexto, muitos nomes são citados, aproximadamente 600 nomes, e só o de Jabes recebe destaque. Neste texto você descobre a vida de um homem que recebeu destaque no meio de 600 nomes! O que o fez tão notório assim? Vamos analisar 3 SEGREDOS na vida deste homem: Jabes teve ambição pela bênção de Deus; ele confiou em Deus, e pediu pelo poder de Deus na sua vida.

I - COMECE A SONHAR, POIS DEUS TE FEZ PARA CRESCER
Quem disse que ambição é somente negativa? Por que não podemos ter grandes sonhos? Podemos convergir esse sentimento e atitude pelas coisas certas. No caso de Joabe, SUA AMBIÇÃO ERA PELA BENÇÃO DE DEUS!! Muitas pessoas erram quando dizem: "Senhor, abençoe o que eu estou fazendo" O correto seria dizer: "Senhor, eu gostaria de estar naquilo que o Senhor está abençoando!" Quando você começa ter uma "santa ambição" pelas coisas que Deus coloca em seu coração, você sai do ordinário e entra para o campo do Extra-Ordinário! Quando não se têm alvos, não têm ambições, as pessoas somente existem! VOCÊ PRECISA TER UM SONHO! Deus te fez para crescer!

Tudo o que é saudável cresce! Plantas crescem, crianças crescem, igreja cresce, indivíduos crescem! Você pode crescer em relacionamento, financeiramente, pessoalmente, ministerialmente, profissionalmente. Mas, cresce! Os desafios de sua vida, te ajudarão a crescer. Uma vida sem desafios e sem crescimento é se torna chata e insossa! TRÊS GRANDES ERROS QUE NOS IMPEDEM NUMA GRANDE E SANTA AMBIÇÃO:

1. Confundir humildade com medo "Oh, eu nunca vou conseguir fazer isto" "Se é o que Deus está querendo, eu vou conseguir!"

2. Confundir contentamento com preguiça Paulo disse: "Eu aprendi a viver contente em toda e qualquer situação" (Fp 4:11) Ele não esta dizendo para você não ter alvos! Mas, ainda que meus alvos não foram alcançados, eu aprendi como extrair o melhor desse momento! "Eu estou feliz hoje, ainda que todos os meus alvos não foram alcançados!" Se o contentamento for desculpas para a preguiça, nossos filhos nunca se formarão numa faculdade.

3. Confundimos pensar pequeno com espiritualidade. "Eu sirvo a Deus do meu jeitinho" Por que você não o serve de uma maneira melhor e maior? Existem mais coisas que você pode fazer por ele.

II - COMECE A CRER, POIS DEUS TE CHAMA PARA VENCER
Uma fé crescente Alguns fatos acerca de Jabes:

1. Não existe aqui nenhuma menção especial a um talento, dom ou habilidade em Jabes.
a. Não fala dele ser rico ou com ótima escolaridade.
b. Ele era um homem comum com uma fé incomum.
c. Não se preocupe com o que você não tem quando você tem fé!

2. A fé de Jabes o levou a alcançar seus sonhos e visões. Mais importante do que habilidade ou formação é FÉ ! É crer que DEUS pode fazer algo significante através de você!

3. Ele aparentemente tinha alguma marca em sua vida. Jabes significa DOLOROSO. Ele causou tantas dores à sua mãe quando nasceu, que ela o chamou de "o doloroso". Talvez ele até foi rejeitado, não muito querido, não muito amado. (E quantos de vocês não foram também assim?) O seu nome o lembrava a vida toda que ele tinha sido um peso para a vida de alguém!

Mas, APESAR de sua EXPERIÊNCIA DOLOROSA de vida, este homem foi levado pela sua fé a crer em grandes coisas para o futuro! Qual é sua marca? Algo físico? Algo espiritual? Frustração no trabalho? Problemas no casamento? Rejeição na infância? Tome posse de uma grande fé para vencer na vida!

III - COMECE A ORAR, POIS DEUS TE MOTIVA A SER UM CONQUISTADOR
Oração genuína e transparente O terceiro segredo da vida de Jabes era sua vida de oração. Foi a oração simples deste homem que o levou a ser um homem ilustre, ter o seu exemplo registrado na Bíblia e ainda ter pessoas falando dele quase 3 mil anos depois! Talvez você tem receio de pedir algumas coisas em oração.

1. Ele pediu pelo poder de Deus na sua vida O que faz a motivação de um homem ser boa ou ruim? - SUA MOTIVAÇÃO! Às vezes, a questão por detrás de você não pedir alguma coisa a Deus não é humildade, é falta de Fé! E o que não provém de fé é pecado! PECADO = Errar o alvo! Deus quer que você acerte!! Você talvez nunca solucionou alguns problemas crônicos em sua vida, como a falta de realização emocional, ou seu casamento, porque você nunca o pediu sincera e abertamente isto!!

2. "Seja a Tua mão comigo!" Jabes queria a presença de Deus com Ele! Aí está uma oração que Deus gosta de responder! E este é o elemento que surpreende o mundo [vejo esse elemento de surpresa quando Jesus disse "vós sois a luz... - que é aquela luminosidade lá no meio daquele monte escuro... é um filho de Deus! - sal...".]

3. "Me preserves do mal, de modo que eu seja livre da dor" Fugir da tentação e pedir a Deus por isso. "Não nos deixe ENTRAR em tentação" A tentação vem sobre aqueles que estão fazendo coisas significantes. Quanto maiores coisas você fizer, mais será atacado e tentado. Deus quer que você dependa dele para se livrar do Maligno! É Sua especialidade fazer isso!

Conclusão:
Quer viver acima da média? Os três princípios:

1. Uma Grande ambição. Sonhar os sonhos de Deus! Um flash do que Deus quer fazer em sua vida se re-descubra em Deus! Por que você esta cursando a faculdade? Por que você esta trabalhando nesta área? O que mais você pode fazer?

2. Uma Grande Fé. Esperar o impossível! Os recursos virão. Quando Deus envia, Deus providencia!

3. Uma vida de oração genuína e transparente. Alguém que depende de Deus para alcançar tudo na vida.

Ter vida de Oração. Oração diária, devocional, aberta, desejosa. Por que não começar agora?

A Certeza da Caminhada

Mensagem ministrada pelo pr. João José em 25/06/10 Sexta-Feira às 19:30 hs.

Lucas 9.51-56

Introdução.


A falta de convicção parece-me ser uma das maiores marcas de nossa sociedade. As pessoas não sabem bem o que querem. Por isso mudam de profissão, de universidade, de casamento, de endereço, de igreja, e de quase tudo. Vivemos a era do discartável.

1. Conheça o tempo de Deus para sua vida.

O tempo de Jesus ir para o céu estava se aproximando (Lc 9.51). Há um tempo de Deus para nós. A Bíblia diz que "para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu" (Ec 3.1). Precisamos conhecer o tempo de Deus para cada etapa de nossa vida. Nisto consiste a maturidade cristã. As coisas que vêm do Espírito de Deus são discernidas espiritualmente, e a pessoa espiritual discerne todas as coisas, tanto o bem quanto o mal, porque tem a mente de Cristo (1 Co 2.14-16; Hb 5.13-14).

2. Resolva fazer a vontade de Deus.

Quando chegou o tempo de sua morte, "Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém" (Lc 9.51). Literalmente, firmou o rosto para ir para Jerusalém. Ele decidiu fazer a vontade de Deus (Hb 10.7). Jesus não morreu como vítima ou como inválido. Ele deu espontaneamente sua vida por nós (Jo 10.14-18). Nós devemos querer fazer a vontade de Deus e seguir a Jesus (Lc 9.23). A vontade de Deus é sempre boa para nós, mas nossa natureza pecaminosa nunca quer submeter-se a ela. Precisamos decidir, antes que sentir, fazer a vontade de Deus conforme nos revela a Bíblia.

3. Procure aliados.

Indo para Jerusalém, Jesus enviou pessoas à sua frente para fazerem os preparativos para sua hospedagem (Lc 9.52). Acho interessante o fato de Jesus se cercar de pessoas que o auxiliassem. Mesmo sendo Deus e Homem perfeito, ele contou com aliados. Como isso nos ensina a evitar a auto-suficiência de querer dispensar ajuda quando poderíamos avançar bem mais em equipe do que sozinhos. É um absurdo andar sozinho (Ec 4.7-8). Quem assim procede mostra um espírito egoísta e evidencia insensatez (Pv 18.1).

4. Esteja preparado para as contrariedades.

Ao procurarem hospedagem para Jesus, os discípulos entraram num povoado samaritano (inimigos históricos dos judeus). O povo dali não o recebeu. Alguns discípulos ficaram tão indignados com aquela recepção que pediram permissão a Jesus para orarem pedindo fogo do céu que destruisse aquela gente (Lc. 9.53-54). Como em tantas outras situações, Jesus enfrentou muitas oposições, mas sempre soube como agir. As circunstâncias são como um colchão. Se ficarmos sobre ele estamos bem, mas se ele ficar sobre nós, ficamos sufocados. Devemos ser capazes de administrar as contrariedades e não ser dominados por elas.

5. Mantenha o foco no alvo.

Jesus repreendeu os discípulos que propuseram algo bem contrário à natureza de sua missão, pois ele veio para salvar as pessoas e não destrui-las. Sairam dali e foram adiante (Lc 9.55-56). Jesus tinha certeza de sua caminhada. Ele não perdeu o foco. Está escrito que "ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus" (Hb 12.2). Uma vez descoberto o rumo da caminhada que Deus traçou para cada um de nós, não podemos perder o foco no alvo, nos deixando destrair por nada.

Conclusão.

Deus planejou uma caminhada para cada um de nós. Devemos discernir o tempo de Deus para cada passo dessa jornada, preferindo sempre a vontade de Deus por todo o percurso, buscando parceria de pessoas que nos ajudem, sabendo que nem tudo serão flores pelo caminho, mas não perdendo o alvo por nada que queira nos distrair. Para avançar, precisamos ter certeza na caminhada e conhecer o destino de para onde vamos.

O Desafio de Ser um Vencedor

Mensagem ministrada por pr. João José no dia 20/06/10 Domingo às 18:30 hs.

Texto: I Samuel 17: 33-50

A história de Davi nos mostra como uma pessoa comum, com a assistência de Deus pode conseguir grandes triunfos na vida.

I. Atitudes que devemos ter para ser um vencedor:


1. Ser eu mesmo, I Sm 17.38-39


2. Usar minhas próprias armas, I Sm 17.40


3. Não desanimar diante do que dizem os outros, I Sm 17.33


4. Lembrar das vitórias passadas, I Sm 17.34-35


5. Sê consciente que Deus está ao meu lado, I Sm 17.45


6. Declarar vitória antes que esta aconteça, I Sm 17.46


7. Sê consciente que o pouco que tenho, nas mãos de Deus, é muito, I Sm 17.49-50.


Conclusão:


O Objetivo de Deus é que cada um de nós descubra que Ele tem dado a possibilidade de sermos vencedores de gigantes.

Devemos estar animados e animar aos outros irmãos a crer que o mesmo Deus de Davi é o nosso, e que os gigantes que impedem a vitória ou conquista podem ser derrotados e lançados por terra no nome de Jesus.

Jonas - Um Homem no Fundo do Poço

Mensagem ministrada por pr. João José no dia 18/06/10  Sexta-Feira às 19:30 hs

Texto: Jonas 1.1 a 2.10

Introdução: Deus mandou que Jonas fosse à cidade de Nínive, mas ele fugiu em direção a Társis. No meio da viagem,
uma tempestade colocou em risco o navio e todos os que nele estavam. Jonas confessou ser a causa de todo aquele mal.
Os marinheiros então o lançaram ao mar e, vindo um grande peixe, o engoliu.

1- Jonas foi chamado por Deus, mas não atendeu.
Muitas pessoas são chamadas por Deus, mas preferem andar sozinhas, seguindo seu próprio caminho, sua própria vontade.

2- Deus enviou um vento e uma tempestade (Jn.1.4), mas Jonas não atentou para isso.
Deus permite grandes dificuldades em nossas vidas. Ele sacode o nosso barco.

3- Jonas dormiu.
Muitos dormem o sono da indiferença, usufruindo dos prazeres passageiros de uma vida pecaminosa, mas a vida sem
Cristo não é uma viagem segura.

4- O clamor aos deuses (Jn.1.5) e o esforço humano (Jn.1.13) não resolveram o problema.
A idolatria, a feitiçaria e o ocultismo não trarão soluções. A capacidade humana também não será suficiente.

5- Deus enviou um peixe para engolir Jonas.
Apesar de toda aquela tempestade, Jonas não clamou ao Senhor (Jn.1.5-6). A situação então piorou. Jonas foi ao fundo do poço,
ao fundo do abismo. O objetivo de Deus não era destruir a vida de Jonas, mas corrigir o seu erro.

6- Jonas clamou ao Senhor (Jn.2.7).
“Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Joel 2.32.).

7- Deus respondeu e livrou a alma de Jonas (Jn.2.10).

Conclusão:

Clame ao Senhor antes que seja tarde, antes que tudo piore. Do Senhor vem a solução, a cura, a libertação e a salvação eterna.

Não Temas, Continua Crendo!

Mensagem ministrada por pr. João José no dia 16/06/10 quarta-feira às 19:30 hs

A filha de Jairo estava “moribunda”, ou seja “agonizante, quase morta”. Em Marcos 5.22, a bíblia relata este fato, onde Jairo busca a solução em Jesus, o Senhor. No decorrer desta narrativa bíblica, podemos diversas dicas de como proceder diante de uma aparente tragédia ou causa impossível, e como o Senhor calmamente nos traz a sua melhor solução.

“E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente” (Marcos 5:36)

Introdução:

Jairo, principal homem da sinagoga, se apresenta diante de Jesus, reconhecendo sua soberania, e humilhado pede a solução de algo terrível que acontecia. Sua filhe estava “moribunda”, ou seja “agonizante, quase morta”.

Em Marcos 5.22, a bíblia relata este fato, onde Jairo busca a solução em Jesus, o Senhor.

No decorrer desta narrativa bíblica, podemos diversas dicas de como proceder diante de uma aparente tragédia ou causa impossível, e como o Senhor calmamente nos traz a sua melhor solução.

1. Deus é quem escolhe os métodos.

Jairo se apresentou diante de Jesus, de uma forma aparentemente correta. Ele se prostrou, se humilhou , clamou e creu. Porém Jairo se excedeu em escolher qual a forma que Jesus deveria usar para realizar o milagre.

Erramos muitas vezes. Agimos como “prepotentes”, pois em situação trágica e desesperadora, esquecemos que somos incapazes de solucionar o problema, mas oramos e imaginamos a maneira que cremos e a maneira que queremos que Deus aja.

As vezes, temos problemas financeiros e temos a idéia para solucionar, e somente pedimos que Deus “endosse” nossa idéia.

Isso acontece também com relacionamentos pessoais, amorosos, e qualquer outro tipo de calamidade.

Naamã agiu assim quando imaginou que Eliseu estaria de pé diante dele, estendendo as mãos e orando por seu problema. Para sua alegre decepção, Eliseu o mandou mergulhar 7 vezes no rio Jordão, para que fosse curado de sua lepra.

Jairo estava certo em se humilhar e clamar ao Senhor (2 Cr 7.14), mas errado em escolher de que forma o Senhor haveria de curar a sua filha.

2. O tempo de Deus é diferente do nosso tempo

Jairo havia se apresentado diante de Jesus, e implorando uma solução rápida, afinal sua filha estava “moribunda”.

Moribunda significa “agonizante” – quase morta.

Imagino eu a coração de um pai aflito, ao ver sua filha morrendo rapidamente e a última esperança é um milagre de Jesus.

Porém Jesus não precisa se apressar; Ele é Deus. Jesus ouviu o clamor de Jairo, mas não se desesperou. Calmamente continuou sua caminhada, atendendo as multidões que o cercavam.

Embora a filha de Jairo estivesse moribunda, Jesus ainda haveria de curar outras pessoas no caminho. Uma delas foi a mulher do fluxo de sangue. (Mc 5.29)

Imagine se Jesus dissesse às multidões: “Senhores, não posso atendê-los. Tenho que correr para atender a filha de Jairo, afinal ele é um bom homem, e se humilhou e clamou da maneira certa”.

Jesus não precisa disso, ele é o senhor do tempo.

Jesus calmamente continuou sua caminhada, e no tempo solucionou o problema da filha de Jairo.

3. Satanás faz de tudo para nos fazer desistir

Jairo era um homem perseverante. Após ver a calma de Jesus, ele poderia ter dito:

- Vou procurar outra solução, esse Jesus é muito lento.

Mas ele continuou ao lado de Cristo, pois sabia, se Deus não curasse sua filha ninguém poderia curar.

Satanás certamente viu a perseverança deste homem, e usou de seus métodos para fazê-lo desistir. Enviou seus amigos, alguns dos principais da sinagoga, para trazer a trágica notícia: SUA FILHA MORREU!

Satanás costuma lançar em nosso rosto, nossos “fracassos”, tentando-nos fazer frustrar. Muitos realmente se frustram, desistem, abandonam a caminhada.

Jairo pode até ter pensado em desistir, mas ao lado dele estava Jesus (aliás, ele estava ao lado de Jesus). Por isso teve o privilégio de ouvir a maravilhosa palavra de Deus: “A menina não está morta, mas dorme”.

Observe que Jesus disse isso aos amigos de Jairo, e não a ele. Talvez a fé de Jairo não permitisse que ele desistisse. Para Jairo, Jesus só disse: Não temas, crê somente.

“Jairo, não fique preocupado, não tenha medo, apenas creia em mim”.

Se Jairo tivesse acreditado na “morte” de sua filha, por que Jesus teria dito “não temas”. O que Jairo temeria, se sua filha já estivesse morta?

4. Deus não se interessa em agir no meio de falsos sentimentalistas

Ao chegar na casa de Jairo, Jesus encontra um grupo de pranteadores. Naquela época era comum pessoas serem pagas para chorar e prantear quando alguém morresse. Esse grupo estava lá, pranteando a morte da menina, mas mão sabiam que não receberiam o pagamento de seu serviço, afinal a menina “dormia” apenas.

Jesus disse para eles: podem parar de chorar, pois a menina não morreu. Eles imediatamente pararam de chorar, e passaram a dar risadas. Não de alegria, mas sim de escárnio das palavras do Mestre.

Muitas vezes estamos rodeados de falsos sentimentalistas, que nos impedem de receber nossa benção. Eles nos rodeiam, e até oram ao nosso lado. São como o amigo de Jó, nos enchendo de suas idéias pessoais, de suas palavras de consolo, mas sem ter uma idéia sequer do que Deus estaria fazendo. São bons amigos, mas sem intimidade com Deus. Não servem para compartilhar os milagres de Deus conosco.

Jesus afastou o bando de pranteadores, e entrou na casa de Jairo, acompanhado apenas de seus discípulos mais íntimos, além de Jairo e sua esposa.

Muitas vezes esperamos a solução e resposta de Deus na igreja, nos retiros espirituais, mas esquecemos que Deus também abençoa dentro de nossa casa, nosso lar.

Deus quer agir dentro de sua casa! Dentro de sua vida!

5. Não há impossível para Deus

Agora Jesus olha para a menina, e ao ver deitada Ele diz: Menina, levanta-te.

Imediatamente a menina levantou e começou a andar.

Se você crê somente em Deus, não temas, Ele é Deus do impossível, e mesmo que a morte pessoalmente tenha chegado, Ele dá vida, com apenas uma palavra.

Deus o abênçõe.

Que darei ao Senhor?

Mensagem ministrada por pr. João José no dia 13/06/10, Domingo às 18:30 hs

Hoje em dia vemos as igrejas lotadas em dias de campanhas, buscando bênção, prosperidade, respostas e vitórias da parte do Senhor. Porém, o que o Senhor espera de nós?? O que você pode dar para Deus, pelos benefícios que Ele tem feito em sua vida?
O salmista estava passando por um momento terrível, face a face com a morte. Além disso ele estava angustiado, sofrendo ataques demoníacos, com seu coração apertado e triste. (Salmo 116.3), porém quando ele invocou ao Senhor, obteve livramento e vitória.

Após tão maravilhosa providência, o salmista pensou em retribuir a Deus. Apesar de não ter como retribuir, ele pensou em algo que agradaria a Deus, e que ele pudesse fazer, para denotar a sua gratidão por Deus.

A pergunta do salmista é algo que todo cristão deve responder, individualmente. As bênçãos do Senhor não tem preço, não temos como pagar com dinheiro. A única coisa que podemos oferecer a Deus é devoção e gratidão.
No salmo 116, o escritor cita algumas coisas que podemos oferecer como oferta de gratidão a Deus por tantos benefícios que Ele nos tem dado.

1. Tomarei o cálice da salvação... (Salmos 116:13a)

A maior maneira de demonstrar a gratidão e devoção a Deus, é entregar sua vida a Ele. Tomar o cálice da salvação, é aceitá-lo como Senhor e Salvador. Os benefícios são para nós, mas Ele se alegra em nos salvar.
Há uma festa no céu, quando um pecador se arrepende (Lc 15.7)

2. Invocarei o nome do SENHOR. (Salmos 116:13b)

Deus se sente honrado quando buscamos cada vez mais a sua face. Ele está pronto a nos responder (Jr 33.3).
Uma forma de prestar devoção a Deus, é buscar a sua face. Deus não gosta de ser ignorado, deixado de lado. Isso e´característica de pai. Deve existir uma comunhão de filho para pai, entre você e Deus.

3. Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo. (Salmos 116:14)

Outra forma de prestar gratidão a Deus é ser crente compromissado. Há várias maneiras de pagar os votos, diante do Senhor:

- Se você tem um compromisso com a casa de Deus, cumpra-o.
- Se você prometeu evangelizar, visitar, orar, orientar, faça isso.
- Não se esqueça dos dízimos e ofertas, é voto e compromisso. Deus está observando sua fidelidade.
- Esteja sempre envolvido com a obra de Deus, em comunhão com a igreja de Cristo.

4. Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do SENHOR.(Salmos 116:17)

Existe uma diferença entre cantar e louvar. Louvar é adorar a Deus através de cânticos, e também através de sua vida!!!!
Quando o salmista diz: "sacrifícios de louvor", ele fala sobre algo difícil, fala sobre renúncia, abstinência. Se não houvesse renúncia, não seria sacrifício.

Exemplos de sacrifício:

- Ir pra igreja em dia de chuva forte, ou sol quente.
- Deixar as visitas em casa, mas não faltar o culto ao Senhor.
- Frequentar a igreja, mesmo que não tenha ar condicionado, e poltronas acolchoadas, porém Deus está ali.
- Entre muitos outros exemplos.

5. Andarei perante a face do SENHOR na terra dos viventes. (Salmos 116:9)

Este versículo me faz pensar em temor. O crente fiel sabe que os olhos de Deus estão em toda parte. Andar perante a face do Senhor, é ser santo, não apenas na igreja. É ser crente em casa, no trabalho, sempre adorando a Deus, e lutando em batalhas espirituais inacabáveis. O crente mostra gratidão e fidelidade a Deus, quando anda em sua presença, não só na igreja, mas em toda a TERRA DOS VIVENTES.

Abrindo a Porta Para o Milagre

Mensagem ministrada por pr. João José no dia 11/06/10 Sexta-Feira às 19:30 hs


Aproveitando dois exemplos bíblicos, o autor nos mostra como abrir a porta para o impossível.
Abrindo a Porta Para o Impossível

Textos: Luc.10:38/ II Rs.4:8ª10

Introdução:

Nesses dois textos vemos pessoas recebendo em seus lares, Eliseu e Jesus. Essas pessoas mais do que receber, abriram suas portas para o encontro do sobrenatural: A ressurreição de seus entes queridos. O que temos que fazer para receber isso em nossas casas hoje?

1) Ambientação
- Eliseu tornou-se um morador na casa da sunamita, recebendo um tratamento vip, tendo um canto de sua casa ocupado por ele.
- Jesus tornou-se hóspede habitual na casa de Betânia, tendo seus dois lados satisfeitos ali. Marta, ocupava-se do lado humano e Maria do divino.

2) Ter comunhão mais do que interesse
- A Sunamita não reivindicou nada. Tudo o que fez foi por querer uma comunhão, não uma intervenção, apesar do profeta oferecer.
- Maria aprendeu esse princípio primeiro do que Marta. Jesus não reivindica ativismo, e sim comunhão.

3) Saber aguardar na sala de espera
- Quando o filho da Sunamita morreu, Eliseu entrou sozinho no quarto, e deixou-a na sala de espera.
- Quando Lázaro morreu Jesus demorou quatro dias para atendê-las, mostrando que intimidade não dá direitos a privilégios.

4) Receber o impossível
- A sunamita teve seu filho de volta, ressuscitado por Eliseu, dando continuidade em sua história.
- Marta e Maria receberam a Lázaro, não terminando assim seus dias como mendigas em Israel.

A Importancia da Familia no Ministério

Mensagem ministrada por pr. João José no domingo dia 06/06/10 às 18:30 hs


Texto base: Ec. 4.9-12; I Tm. 5.8


Introdução: A família é de suma importância no exercício do ministério que Deus nos confiou, cabe a nós darmos a devida importância à mesma, para que tenhamos um ministério não censurado (manchado).

1. Uma família bem sucedida fortalece muito nosso ministério

• Casamento e ministério se completam mutuamente

• Um líder sem um casamento sólido nunca poderá exercer o cargo com a segurança que a função lhe exige

• Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.


2. A importância de ter uma declaração de missão familiar e viver de acordo com ela Mirem-se nos exemplos de:

Josué - Eu e minha casa serviremos ao Senhor – Js. 24.14-16

Zacarias – um lar dentro dos padrões bíblicos – Lc. 1.76 ss

Timóteo – um lar inspirado na fé – II Tm. 1.5,6

A missão de nossa família deve ser:

a) amar um ao outro...

b) ajudar um ao outro...

c) acreditar um no outro...

d) amar a Deus juntos e sempre


3. A família é importante no ministério, pois ela nos ajuda a manter nosso nivel de resistência contra os ataques do maligno.

Nossa resistência depende de quão perto ou distante de Deus e de nossa família estamos – Tg. 4.1ss; I João 5.8; Ec. 4.9-12; Gn. 2.24-26; Sl. 128.1ss

Se você valoriza sua família e está próximo a ela, você se torna forte e resistente.

Lembre-se a Bíblia diz: Onde estiver teu tesouro, aí está teu coração. Se tua família é teu tesouro, teu coração estará nela, sendo assim vc terá um ministério forte e vc será forte também.


4. A família é importante no nosso ministério, pois ela é a maior faculdade de ensino do mundo.

Na família eu aprendo o significado do amor

Na família eu aprendo o significado do perdão

Na família eu aprendo o significado da adoração

Na família eu aprendo a construir o altar

Na família eu aprendo que ela é a coisa mais bela do mundo.


Aprenda a valorizar sua família, dando a ela a devida importância.


CONCLUSÃO:

Nunca é tarde para recomeçar.

Deus desejar restituir valores perdidos e destruídos na sua família

Jesus deseja estar presente na tua família –

Mc. 2.5, quando Jesus está na nossa família acontece: perdão e libertação

Ele nos inspira fé – Mc. 2.5

Ele coloca em pé, quem está deitado – Mc. 2.11

A Visão de Barnabé

 Mensagem ministrada por pr. João José no dia 04/06/10, sexta-feira às 19:30 hs


Texto: (At.4:36)

Introdução: Na história do Novo Testamento, vários líderes da igreja se destacam, mas um em especial chama a atenção: Barnabé. Seu nome inicial era José (O Senhor Acrescenta), mas recebeu dos discípulos um apelido que foi agregado ao seu nome: Barnabé (Filho da Consolação). Era levita e, por isso não tinha herança de terras, provavelmente a herdade que vendeu era de sua esposa (Num.35:6). Tinha lindas qualidades intrínsecas ao seu caráter cristão. Vamos a algumas delas que precisamos por hoje em prática, para realizarmos a "Operação Barnabé".

Quando ninguém faz, eu faço (At.4:37)

Vendeu uma herdade, e trouxe todo o dinheiro. Despertou assim nas pessoas o desejo de contribuir também (At.5)

Os versículos anteriores diz que toda a igreja fazia isso, mas somente ele é destacado, por que? Por que certamente foi ele que puxou a fila. Deus precisa hoje de "puxadores de fila", gente que antes de mandar, faça.

Quando ninguém acredita, eu acredito (At.9:26e27)

Foi Barnabé quem quebrou as barreiras da rejeição ao nome de Saulo de Tarso, contribuindo com sua salvação e aceitação dos apóstolos em Jerusalém (28). Paulo obteve plena liberdade junto à igreja (28)

Paulo foi embora por que foi perseguido pelos gregos e não pelos irmãos mais (29), ao contrário, sua saída causou tristeza e comoção na igreja.

Quando ninguém enxerga valores, eu enxergo (At.11:22,25,26)

Paulo foi para Tarso, onde ficou pelo menos dez anos, esquecido pela igreja, vivendo no anonimato e fabricando tendas (Gal.2:1)

Barnabé foi enviado pela igreja Sede em Jerusalém, para edificar a nova igreja de Antioquia (22),

Fez sua parte ali (23), mas foi buscar Paulo em Tarso para pastorear a obra de Deus, e juntos, sem ciúmes e rivalidades, fizeram um grande trabalho (26).

Barnabé enxergou assim em um obreiro esquecido e desprezado, um pastor para aquele momento da igreja.

Quando todos desistem, eu ainda insisto (At.15:36ª39)

Marcos tornou-se cooperador de Paulo e Barnabé, mas apenas duas cidades depois, ele voltou para Jerusalém (At.13:13). Perdeu o ânimo talvez.

Quando quis voltar, Paulo não aceitou o seu retorno, não acreditando mais na sua chamada. Mas Barnabé ainda acreditava, e "brigou" com Paulo por ele.

Barnabé levou Marcos para Chipre, sua terra natal, e o recuperou para Paulo mesmo, pois ele reaparece, quando todos desprezaram a Paulo, sendo útil para o velho apóstolo (II Tim4:11).

Depois de recuperar Marcos, Barnabé desaparece. Não se encontra seu nome mais na história sagrada.

Se Deus te Escolheu Ele te Capacita

Mensagem ministrada por pr. João José no dia 02/06/10 Quarta-Feira às 19:30 hs


Texto: I Samuel 1: 17
Tema Específico: Capacitação espiritual.
Afirmação Teológica:
Uma das maiores verdades deste texto bíblico é a seguinte:
O SENHOR NOSSO DEUS NOS CAPACITA PARA
VENCERMOS OS "GIGANTES" QUE A CADA
DIA APARECEM EM NOSSA CAMINHADA.

- Vejamos as CAPACIDADES que Deus deu a Davi naquele dia:.
1. CAPACIDADE DE FICAR INDIGNADO – vs 26.
Deus nos capacita a ficarmos indignados da forma correta:
a) Uma indignação não-egoísta: Davi não tomou aquelas afrontas de Golias como se fossem contra si mesmo, mas contra seu povo.
b) Uma indignação não-conformista: Ele não ficou sentado exigindo que alguém fizesse alguma coisa, ao contrário, ofereceu-se voluntariamente para enfrentar o gigante.
c) Uma indignação não-interesseira: Ele não estava preocupado consigo mesmo, nem com sua segurança, nem com seu conforto pessoal, nem com as generosas recompensas oferecidas pelo rei para quem vencesse Golias (vs 25).
c) Uma indignação não-vulgar: Ele não podia aceitar que Golias afrontasse o Deus de Israel. Havia um belíssimo elemento de zelo santo em sua indignação.
2. CAPACIDADE DE RESISTIR ÀS CRÍTICAS - vs 28-30.
As críticas que sofreu foram duras e severas, pois vieram do seu irmão mais velho, que o classificou como presunçoso, maldoso e bisbilhoteiro, mas Davi não se abalou com elas.
3. CAPACIDADE DE AGIR COM CORAGEM – vs 31-37.
Coragem sim; suicídio, não! Davi era corajoso, mas não era suicida.
Sua coragem não estava baseada em discursos bem elaborados, nem em especulações pseudo-teológicas ou doutrinas positivistas.
Não! Sua coragem estava baseada em suas anteriores experiências pessoais com o Deus vivo, que o livrara das garras do leão e do urso e certamente o livraria das mãos do filisteu - vs 34-37.
4. CAPACIDADE DE AGIR COM SIMPLICIDADE – vs 38-40.
Nada de coisas espetaculares. Nada de espada, armadura ou capacete de bronze.
Nada de amuletos, sinais divinos, profecias ou milagres.
Tão somente uma funda, 5 pedrinhas lisas e sua fé em Deus.
5. CAPACIDADE DE IR ATÉ O FIM – vs 48-51.
Davi foi correndo ao encontro do gigante e o acertou na cabeça. Quando Golias caiu já estava morto, mas, mesmo assim, ele fez questão de sedimentar a vitória do seu povo: cortou a cabeça do gigante e a levantou, para horror dos seus inimigos, que fugiram correndo e foram destruídos na derrocada.
CONCLUSÃO
- O Senhor nosso Deus nos faz vencer, dando-nos:
- Capacidade de ficar indignado da forma correta.
- Capacidade de resistir às críticas.
- Capacidade de agir com coragem.
- Capacidade de agir com simplicidade.
- Capacidade de ir até o fim.

O Tempo é de Consagração - A Resposta é o Milagre

Pr. João José
Mensagem pregada no Domingo dia 30/05/10 às 18:30 hs

“10. O campo está assolado, e a terra, de luto, porque o cereal está destruído, a vide se secou, as olivas se murcharam. 11. Envergonhai-vos, lavradores, uivai, vinhateiros, sobre o trigo e sobre a cevada, porque pereceu a messe do campo. 12. A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens” (Joel 1:10 a 12).


INTRODUÇÃO:


Deus tem falado que é tempo de retornar ao principio.

Tempo de retornar ao primeiro amor.

Cada um de nós, que tivemos uma experiência com Jesus, vai decidir, pois Deus tem dito que é tempo de consagração.

Consagrar é retornar a fazer santo, consagrado, sagrado.

Tempo de arrependimento, tempo de reflexão.

Tempo de conversão.

Quem de nós não tem do que se arrepender?

Deus nos ama de forma extravagante

Deus nos ama de forma exagerada.

Deus nos ama incondicionalmente.

Veja bem que quando Deus fala de mudar, muitos de nós temos medo.

Não precisamos ter medo do nosso Deus, pois já sabemos que Ele nos ama.

O que precisamos fazer é voltar a este amor.

O amor de Deus por nos em nada mudou.

Deus nunca mudou.

Nós é que mudamos e precisamos retornar.

Eu preciso retornar.

Você precisa retornar.

Sua família precisa retornar.

A igreja precisa retornar.

Todos nós precisamos retornar ao primeiro amor.


RETORNAR AO PRIMEIRO AMOR:


“Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor” (Apocalipse 2:4).

Retornar ao primeiro amor é retornar ao principio daquele amor gostoso e inocente que tínhamos por Deus e pelas coisas de Deus.

Como podemos viver sem este amor uma vez que já bebemos deste cálice de vida e esperança?

Deus não se moveu, mas nós nos movemos por causa da nossa natureza carnal.

Não se ofenda: a Bíblia diz que a nossa carne é fraca.

Então precisamos descobrir que mesmo depois de pecarmos, Deus ainda continua nos amando de forma intensa e imitável.

Por causa do nosso pecado temos nos escondido de Deus.

Lembre-se de Adão e Eva.

Pois é, nos somos filhos deles na carne.

O que vamos fazer se estamos vazios e insatisfeitos?

Voltar ao primeiro amor é imprescindível.

Em Joel 1:1 a 9 vemos que a Palavra de Deus, dentre as muitas áreas onde temos visto a condição de como estamos, dizer que a conseqüência é distanciamento de Deus.

“1. Palavra do Senhor que foi dirigida a Joel, filho de Petuel. 2. Ouvi isto, vós, velhos, e escutai, todos os habitantes da terra: Aconteceu isto em vossos dias? Ou nos dias de vossos pais? 3. Narrai isto a vossos filhos, e vossos filhos o façam a seus filhos, e os filhos destes, à outra geração. 4. O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu-o o gafanhoto devorador; o que deixou o devorador, comeu-o o gafanhoto destruidor. 5. Ébrios, despertai-vos e chorai; uivai, todos os que bebeis vinho, por causa do mosto, porque está ele tirado da vossa boca. 6. Porque veio um povo contra a minha terra, poderoso e inumerável; os seus dentes são dentes de leão, e ele tem os queixais de uma leoa. 7. Fez de minha vide uma assolação, destroçou a minha figueira, tirou-lhe a casca, que lançou por terra; os seus sarmentos se fizeram brancos. 8. Lamenta com a virgem que, pelo marido da sua mocidade, está cingida de pano de saco. 9. Cortada está da Casa do Senhor a oferta de manjares e a libação; os sacerdotes, ministros do Senhor, estão enlutados”.

Hoje é dia de voltarmos, hoje é dia de libertação, restauração e cura.

Hoje é dia de milagre e vida.

Vamos voltar ao primeiro amor.


BUSCANDO RESTAURAÇÃO BÍBLICA:


Vemos em Joel 1:7 tanto a figueira como a videira, que são símbolos proféticos do povo de Deus, sofrendo por causa da distância de Deus.

Veja que a videira é a representação de Jesus e da vida.

A figueira é a representação do próprio Israel de Deus.

Mas por causa da distância de Deus as duas estão secando, foram podadas e estão pintadas com cal virgem.

Pintar uma arvore com cal virgem é sinal de limpar como a limpeza de instrumentos cirúrgicos.

Estamos dentro do tempo profético e é dos frutos que vem a nossa continuidade de vida e prosperidade, então precisamos todos, de uma forma irrevogável, entrar por esta porta profética e ajustarmos o nosso tempo ao relógio da benção de Deus.

Joel 1:13 e 14 diz: “13. Cingi-vos e lamentai-vos, sacerdotes; gemei, ministros do altar; entrai e passai a noite vestidos de saco, ministros do meu Deus; porque a oferta de alimentos, e a libação, foram cortadas da casa de vosso Deus. 14. Santificai um jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores desta terra, na casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao Senhor”.

Chama-nos a atenção de que os sacerdotes, os ministros do altar, os ministros de Deus e todo o povo, numa assembléia solene, estão sendo convocados por Deus para um tempo de Jejum, Arrependimento e Oração.


TORNANDO PRÁTICO O TEMPO PROFÉTICO:


Nós temos um tempo profético, de hoje até sexta feira, para orarmos, confessarmos pecados, jejuarmos e nos arrependermos como igreja.

Estes três são chaves dos milagres que Deus tem para nós.

Precisamos nos reunir diariamente para estes passos de oração, jejum, confissão de pecados, arrependimento e pedir a Deus que precisamos voltar ao primeiro amor.

Nós temos um tempo profético, de hoje até sexta feira, para orarmos, confessarmos pecados, jejuarmos e nos arrependermos como igreja.

Estes três são chaves dos milagres que Deus tem para nós.

Precisamos nos reunir diariamente para estes passos de oração, jejum, confissão de pecados, arrependimento e pedir a Deus que precisamos voltar ao primeiro amor.

Vamos agora escolher um parceiro de oração, confissão de pecados próprios e coletivos (da igreja), arrependimento e jejum e essas duplas vão se falar diariamente por telefone, de segunda-feira até sexta-feira, para orarem juntos.

Aqueles que vierem às reuniões marcadas para esta semana na igreja, poderão deixar para orar aqui na igreja, se o seu parceiro faz parte dessas reuniões e está programado para vir aqui na Igreja naquele dia.

Jejuar de qual forma?

Tem que ser um jejum que faça diferença em nosso viver diário.

Sugerimos que todos suprimam uma refeição sólida por dia e no horário dessa refeição tomem apenas caldos (sem sólidos, mesmo que liquefeitos), café e leite (sem agregar sólidos), sucos (não vitaminas).

Se, por exemplo, escolher suprimir o jantar, vai tomar um café da manhã reforçado e almoçar bem.

Depois disso somente vai tomar os líquidos, conforme explicado antes, sem ingerir nenhum sólido, até o café da manhã o dia seguinte.


CONCLUSÃO:


O que vai acontecer?

Algo maravilhoso e tremendo, pois vemos que tanto a uva como o figo são símbolos de prosperidade, na conquista da terra prometida.

Quem somos nós senão os valentes e príncipes de Deus?

O texto de Joel 2 de 18 a 27 mostra claramente que Deus ouviu o clamor do seu povo.

Mas veja bem: o alvo não é a prosperidade.

O travar das finanças é a forma de chamar a nossa atenção na terra prometida, mas o que vem a partir do verso 28 este sim é o verdadeiro premio, e recompensa:

“28. E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. 29. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. 30. E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. 31. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. 32. E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar”.

Vamos nos consagrar e veremos a Glória de Deus, porque em santidade todos veremos a Gloria de Deus.

Deus o abençoe!

Tudo Posso se Esperar e Confiar

Mensagem Pregada no dia 28/05/10 Sexta-Feira às 19:30 hs.
Pr. João José

Texto: Filipenses 4:13 - “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.”

Você está bem? Você sabia que em Deus você pode todas as coisas?

1) Nele eu posso esperar

- Espera pelo Senhor tende bom ânimo. Sl 27:14

- Esperei confiantemente no Senhor... Sl 40:1

- Os que esperam no Senhor renovam as suas forças. Is 40:31

Você tem aprendido a esperar no Senhor ou tem tido dificuldade de aguardar o tempo de Deus agir?

2) Nele eu posso confiar

- Os que confiam no Senhor não se abalam. Sl. 125

- Não são atingidos. Sl 91:7

- São protegidos e socorridos. Lc 8:22-25

Como está a sua fé e confiança em Deus?

3) Com Ele eu posso vencer

- Posso vencer todo o exército do inimigo. Sl 27:3

- Tudo coopera para o meu bem-estar e minha vitória. Rm 8:28

- Nada poderá me separar do amor de Cristo Jesus. Rm 8:35-39

- Sou mais que vencedor. Rm 8:37.

Você crê em sua vitória?.”..., porque para Deus todas as coisas são possíveis.” Mc.10.27. “

Conclusão:

Tome posse de tudo o que você é através de Cristo Jesus, e passe a tomar uma postura de servo mais que vencedor, porque com Jesus você pode todas as coisas (Fl 4:13). Em Mc 9.23 vemos o seguinte texto:”E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê.”

Transformação para a Conquista

Pr. João José
Mensagem Pregada no Domingo dia 23/05/10 às 18:30 hs.


“Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte. E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés e um para Elias. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escutai-o. E os discípulos, ouvindo isso, caíram sobre seu rosto e tiveram grande medo. E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes e disse: Levantai-vos e não tenhais medo. E, erguendo eles os olhos, ninguém viram, senão a Jesus” (Mateus 17:1 a 8).

INTRODUÇÃO:

Jesus na terra tinha uma missão. O seu tempo era escasso. Sua vida não era de descanso. Ele não veio desfrutar as delícias desta vida. Ele foi determinado e objetivo em seus propósitos. Algumas vezes lemos passagens onde Jesus se mostrava exausto, com fome, com sede com necessidades humanas. Implantar o Reino era o seu maior alvo. Porém a certa altura do seu tempo ministerial Ele se depara com um momento muito difícil. Muitos pontuavam dúvidas na sua missão e para ficar bem claro, não aos homens da sua época, mas para aqueles que seriam colunas da igreja que Jesus estava estabelecendo. Por algumas razões Ele permite estes discípulos visualizarem uma poderosa transformação que marcam os fundamentos de nossa conquista.

AS TRÊS LEIS ESPIRITUAIS QUE MARCAM UMA TRANSFORMAÇÃO

Jesus toma consigo três dos seus doze e os leva ao monte alto. É possível entender que estes três representassem a revelação da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

Alguns acreditam que Jesus levou na verdade os três discípulos que saberiam entender e poderia transmitir o impacto daquele momento. Líderes da sua intimidade. Líderes que teriam sua visão marcada para sempre com uma transformação.

Outros vêem como três leis espirituais que marcam nossa transformação.

SUBINDO A MONTANHA

O fato do monte seria um lugar de consagração – já que era costume fazer sacrifícios nos lugares altos.

Neste lugar de sacrifício de santificação Jesus se revela ao homem. Quando estamos na dependência de Deus no desejo de fazer a sua obra se esforçando o Senhor traz revelações para sua igreja.

Ali aparecem dois personagens – Moisés e Elias.

Quem foram os dois?

Eles estavam confirmando a missão de Jesus e da sua igreja. O CÉU estava pronto para agir em favor do filho de Deus – o céu esta agindo em nosso favor.

Por isso falaremos das três leis espirituais que marcam uma transformação em nossa caminhada:

TRANSFORMAR NOSSA VISÃO

Para quem estamos fazendo? Para Deus ou os homens? Tem gente que gosta de agradar as pessoas – antes de fazer isso o que Deus pensa de mim. Jesus passava por um momento de decisão.

TRANSFORMAR NOSSOS ARGUMENTOS, NOSSAS PALAVRAS

Pedro usou uma linguagem da terra que não acrescentou nada. Às vezes, entramos no erro de acreditar nas condições humanas e esperamos respostas.

Convido você a viver a linguagem do céu – acreditar que do céu virá sua resposta.

Veja agora o versículo 5: “Este é o meu Filho amado, escutai-o...”.

TRANSFORMAR NOSSO ENTENDIMENTO DO PROPÓSITO DA IGREJA

Poderemos realizar muitos mais se deixarmos o Espírito Santo usar nossa vida. Todos aqui têm dons. Alguns estão saindo da caverna, mas Deus tem mais. Deus espera mais de você. Ele revelou o projeto para sua vida.

“... transformai-vos pela renovação da vossa mente” (Romanos 12:2).


CONCLUSÃO

Quem desejamos ser?

Uma igreja comum ou transformada?

Após a transfiguração os três puderam perceber o tamanho e a grandeza da conquista que todos aqueles que crêem em Jesus teriam ao viver uma transformação em suas vidas.

Nunca tive uma revelação deste tipo, mas a transformação vinda pelo amor de Deus na minha vida supera qualquer visão.

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele” (João 14:21).

Em outras palavras Jesus declara que realizará uma obra de transformação na sua vida e creia será em todas as áreas.

Mudança completa...

Você tem alguma dúvida disso?

Amém!

Elias um Profeta nas mãos de Deus

Texto base: I Rs. 17.1ss


INTRODUÇÃO: Elias foi sem dúvida alguma, um dos maiores profetas que o Senhor Deus levantou em sua época. Sua vida constitui-se de um notável exemplo para nós, de como Deus opera na vida daqueles que se colocam em suas mãos.


I – CONHECENDO O PROFETA ELIAS

Elias era natural de Gileade, foi contemporâneo de Acabe, Acazias e Jeosafá. Poucas informações temos a respeito de sua vida, porém as que temos, são de muitíssimo valor. Chamado por Deus num dos momentos mais críticos da história da nação de Israel, teve que combater contra o perverso rei Acabe e o sistema religioso de sua época. O povo tinha se afastado do Senhor e estava cultuando a Baal, e Elias se levanta como mensageiro do Senhor para alertar a nação. É destacado por sua coragem e seu zelo para com o Deus de Israel. Conhecido como profeta do fogo, tinha uma vida bastante simples, se vestia de pelos de camelos e dispensava o conforto do cotidiano. Que notável exemplo!!! Temos muito que aprender com a vida deste grande servo de Deus.

II – TODO PROFETA QUE ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS, O SENHOR O HONRA

a) Deus honrou Elias em não fazer chover – I Rs. 17.1ss
b) Deus honrou Elias ao ressucitar o filho da viúva – I Rs 17.17-24
c) Deus honrou Elias diante do povo – I Rs 18.37-40
d) Obadias disse: Deus pode te esconder e Aacabe me mataria – I Rs 18.7-12, isto é honra!!!
e) Deus o honrou após a sua partida: Onde está o Deus de Elias??? – II Rs 2.14

III – TODO PROFETA QUE ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS, É UM HOMEM DE ORAÇÃO

Elias era um homem que orava, e o crente que ora é vitorioso, abençoado e prospero espiritualmente. Sua vida de oração:
a) I Rs 17.19-24 – levou o filho da viúva e clamou a Deus em seu quarto. Isso merece uma reflexão. Nosso quarto deve ser um lugar de oração, um altar, um lugar de intimidade com Deus.
b) I Rs 18.36-39 – Elias orou e fogo do céu desceu
c) I Rs 18.42-46 – Elias orou e Deus mandou chuva

Obs.: é importante observarmos essas ultimas duas orações de Elias, na primeira Deus o ouviu rapidamente, na segunda teve que orar sete vezes. Pense nisso???
A oração nos torna dependentes do Senhor.

IV – TODO PROFETA QUE ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS SOFRERÁ CRISES

Não obstante aos portentos realizados por Elias, o mesmo teve que passar por situações de crises profundas, tais experiências passam todos aqueles que tem um chamado de Deus e uma missão a cumprir – vide Moisés – Números 11.15; Paulo – I Co. 4.8-10;II Co. 4.9-13; Davi – Sl. 55.4-8. vejamos as crises de Elias:
a) sua fuga de Jezabel – I Rs. 19.1-3
b) seu desejo de morrer – I Rs 19.4
c) seu cansaço e sono – I Rs 19.5
d) sua determinação em continuar dormindo – I Rs 19.6

Vc está preparado para enfrentar tais crises??? Elias passou e venceu, pois ele estava nas mãos de Deus, lembre-se nas mãos de Deus tudo é mais fácil.


V – TODO PROFETA NAS MÃOS DE DEUS, TEM A PROTEÇÃO E A PROVISÃO DE DEUS
Como é maravilhoso sabermos isso, quando o homem se coloca nas mãos do Todo Poderoso, ele tem suas necessidades atendidas e a proteção divina.
a) Deus escondeu Elias – vai e te esconde junto ao Ribeiro de Querite – I Rs 17.2,3. aquele que pertence ao Senhor está sempre bem protegido, Deus o esconde: 1) no Ribeiro – I Rs 17.2,3; b) debaixo da sua sombra – Sl 91.1; c) debaixo das suas asas – Sl 91.4; em Cristo Jesus – Cl. 3.1-3
b) Deus proveu as necessidades de Elias em pelo menos 3 ocasiões de maneira poderosa e miraculosa. Vejamos:
c) Alimentou o profeta ordenando aos corvos q levassem comida a ele – I Rs 17.6
d) Alimentou o profeta usando uma viúva pobre – I Rs 17.8,9
e) Alimentou o profeta usando um ser angelical – I Rs 19.5,6,7

CONCLUSÃO: Deus tem seus meios de agir em favor dos seus filhos, isso merece uma reflexão da nossa parte. Quando nossos recursos se esgotam, Deus abre o seu bom tesouro(céu) para nós. Então não temas amado irmão e faça como Elias, fique nas mãos de Deus. Amém

7 Fundamentos para se ter um Casamento Feliz e Bem Sucedido

7 Fundamentos para se ter um Casamento feliz e bem Sucedido.

Texto Base: Gn 2:18-24

“Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Havendo pois o senhor Deus formado da terra todos os animais do campo, e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem deste a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. Deu nome o homem a todos os animais domésticos, as aves dos céus, e a todos os animais selváticos; para o homem tadavia não se achava uma auxiliadora que lhe se já idônea. Então o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu: Tomou uma das suas costelas, e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem transformo-a numa mulher e lhe trouxe. E disse o homem: esta afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne, chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. Ora, um e outro o homem e a mulher estavam nus e não se envergonhavam.”

Afirmação: O casamento é uma instituição que foi Criada e elaborada por Deus.


7 fundamentos para se ter um casamento feliz e bem sucedido:

Co-igualdade: A mulher foi feita de uma costela tirada ao lado de Adão; não de sua cabeça para governar sobre ele, nem de seu pé para ser pisada por ele; mas de seu lado, para ser igual a ele, debaixo de seu braço para ser protegida, e perto de seu coração para ser amada.

Fidelidade – O Mundo não acredita mais na fidelidade. Todavia, um casamento alicerçado neste princípio tem muito mais possibilidades de subsistir diante das pressões do dia a dia. A fidelidade é uma atitude “sine Qua non”pra que se tenha um casamento feliz e bem sucedido.

Verdade – A verdade deve sempre prevalecer independente do conflito em questão. Aonde existe verdade existe confiança, e aonde existe confiança não existe possibilidade de incoerências e “achismos”.

“A Verdade é sempre forte, não importa quão fraca pareça, e a falsidade é sempre fraca, não importa o quão forte pareça.”( Phillips Brooks)

Amor: - I Co 13- 4-7. “ O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes , não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Aliança – O que faz o casamento uma instituição duradoura, não são os bens que possuímos, as boas relações que desenvolvemos, ou o amor que temos um pelo outro. O que sustenta o matrimônio é a aliança que fazemos um com outro diante de Deus, familiares e amigos.

Compreensão e determinação: Existem 02 fatores que comumente agem de forma implacável e persistente sobre o casamento nos dias de hoje:

A incompreensão entre os cônjuges. Duas pessoas que se amam tem que desenvolver a habilidade de compreender uma à outra. Isto é, desenvolver uma atitude compreensiva e madura para com as fraquezas de seu cônjuge, não intencionando mudá-lo(a) com críticas ou insinuações maldosas. O casamento é um ajustamento Contínuo.

Falta de determinação de se permanecer casado. O casamento se mantém não pelo amor somente, mais sobretudo pela aliança feita pelo casal diante Deus.

Ter Jesus como âncora e socorro. Com certeza os conflitos virão, e ainda que nós desenvolvamos todos os princípios citados, sem Jesus, estamos fadados ao fracasso.