Mensagem ministrada pelo pr. João José no dia 23/01/13 - no Culto da Vitória.

O Resgate e a Restauração da Vida do Homem - 2CR. 33:9-17.

Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que eles fizeram o mal ainda mais do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel. Falou o Senhor a Manassés e ao seu povo, porém não deram ouvidos Pelo que o Senhor trouxe sobre eles os comandantes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés com ganchos e, amarrando-o com cadeias de bronze, o levaram para Babilônia. E estando ele angustiado, suplicou ao Senhor seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais;13 sim, orou a ele; e Deus se aplacou para com ele, e ouviu-lhe a súplica, e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. Então conheceu Manassés que o Senhor era Deus.
...
INTRODUÇÃO

A bíblia relata a história de Manassés, um homem que estava inserido em um plano profético de Deus, pois era descendente de Davi, e Deus havia estabelecido uma promessa especial para a Casa de Davi, uma aliança eterna. Contudo, Manassés se desviou do projeto que Deus tinha para sua vida. Podemos ver aqui a situação da humanidade diante de Deus, que se apartou do projeto de Salvação, se distanciou do criador.

DESENVOLVIMENTO
"...prenderam Manasses com ganchos..." - Conseqüência do pecado - distanciamento de Deus.

"..amarrando-o com cadeias de bronze.." - feito refém do pecado (vícios, situações embaraçosas...), sem condições de caminhar.

"...levado para Babilônia..." - Cativeiro no mundo.

"...estando angustiado..." - O homem distante do Senhor se encontra angustiado, com a alma sedenta.

"...suplicou ao Senhor seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais" - Deus ouviu o clamor do aflito, da alma que suplica por Socorro. A palavra nos afirmar que "um coração contrito não desprezara o Senhor". O ato de humilhar-se, é o homem reconhecendo que precisa da misericórdia de Deus.

"...e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. Então conheceu Manassés que o Senhor era Deus" - O homem agora resgatado pelo sacrifício de Jesus, no seu lugar original, junto de Deus Pai, em Jerusalém, lugar do templo, da adoração, da comunhão. O Senhor agora começa a se revelar, as experiências, uma maior intimidade.

Do versículo 14 ao 16 - Vê-se o processo da dinâmica da salvação. Levantar os muros - separação do mundo (santificação); pôs oficiais do exercito - Vigilância, vida de oração; Tirou da casa do Senhor...- É homem levado pelo ES a abandonar as práticas antigas, despojando-se do velho homem, um coração totalmente preparado para servir ao Senhor

CONCLUSÃO

"...reparou o altar do Senhor, e ofereceu sobre ele sacrifícios de ofertas pacíficas e de ações de graças" - Após o encontro com o seu Salvador, Jesus, o homem tem a sua vida, o altar, restaurado, tem, agora, plena condição de louvar ao Senhor, de render a sua adoração. O Resultado da salvação - vida restaurada; louvor - a expressão da alma remida

Nenhum comentário:

Postar um comentário